Automatizar a casa não precisa ser difícil. O primeiro passo que você precisa dar é entender como usar a tomada Wi-Fi. Não é, necessariamente, aprender como ligar ou configurar, porque isso é uma parte mais fácil. Você precisa entender no que ligar.
A tomada Wi-Fi possui diversos usos numa casa, mas, antes de comprar, nós te aconselhamos a entender quais são eles. Assim, você aproveita muito mais a sua casa inteligente e pode investir com calma em outros produtos de automação.
Por isso, hoje, nós resolvemos te escrever esse guia com 5 usos da tomada Wi-Fi. Aqui você vai entender exatamente para o que ela serve e ainda vai receber algumas dicas de uso.
Não sabe bem como usar a tomada Wi-Fi? Hoje você vai descobrir.
Esse é um dos usos mais populares da tomada Wi-Fi. E é também um dos usos mais parecidos com o que a automação residencial tradicional – aquela mais cara – costuma oferecer.
Com uma tomada Wi-fi, você pode configurar horários para que equipamentos específicos liguem e desliguem. Por exemplo, você sabe que acorda às 7h30min da manhã. Ao invés de levantar, ir até a sala, ligar a televisão, voltar para tomar um banho e depois fazer o café, você pode simplesmente acordar e a TV, que foi programada, já vai estar ligada pra você.
Isso também é especialmente interessante para ventiladores, cafeteiras e até o ar-condicionado. Você pode ligar e desligar esses aparelhos automaticamente, sem precisar se preocupar. Imagina dormir e deixar o ar-condicionado nos 18° a noite toda? Não é uma situação ideal – vai gastar muita energia e você pode até se resfriar. Com a tomada inteligente, você pode programar um horário para que ele seja desligado.
Viu como usar a tomada Wi-Fi com essa primeira dica? Então vamos para a próxima:
Imagine você no trabalho, quase 18h da tarde e tudo o que você quer é chegar em casa com tudo no esquema, só esperando você. Bom, agora você pode. Mas como usar a tomada Wi-Fi para fazer essa configuração?
Existem dois jeitos: a programação de horário que citamos acima ou simplesmente ligar o que você quer por meio do app. Quer ligar a cafeteira pra ela ficar no ponto pra hora que você chegar? É só abrir o app de onde você estiver e pronto.
Isso pode ser feito com vários eletrodomésticos diferentes para qualquer ambiente: cozinha, quarto, escritório. É você quem manda.
Saber como usar a tomada Wi-Fi não é apenas um exercício para automatizar a casa. Na verdade, você também pode usá-la para economizar energia e monitorar seu consumo em tempo real.
Pelo app das tomadas Wi-Fi, você consegue acompanhar o quanto cada uma delas está gastando no dia e no mês. Imagine um relatório detalhado te mostrando o que cada tomada está gastando? Fica muito mais fácil economizar assim.
E o melhor é que você pode! Inclusive, ver o que está gastando energia sem necessidade. E se a TV ficou ligada mas não tem ninguém em casa? Isso é muito comum, especialmente para quem tem crianças.
Depois de identificar algum eletro ligado sem necessidade, você pode desligá-lo diretamente pelo app. Muito mais facilidade para o seu dia a dia.
Essa é a parte mais “estética” de como usar a tomada Wi-Fi. Não tem nada mais chic do que dizer “Desligue a TV, por favor” e a TV desligar na hora. Isso é ainda mais útil para quem tem uma infinidade de controles remotos e uma tendência de sempre perdê-los de vista.
Todas as tomadas inteligentes vêm com app, e é por meio dele que você pode configurar comandos de voz específicos para cada aparelho. Mas esse não é o único jeito. Quer saber como usar a tomada Wi-Fi com comando de voz de um jeito ainda mais interessante?
É só conectá-las à Alexa ou ao Google Home. Esses dois sistemas, operados pelas caixinhas Echo da Amazon e Home Assistant do Google, são suportados pelas melhores tomadas Wi-Fi do mercado. Uma vez conectadas, você pode usar os comandos desses sistemas também.
Bom, esse é o único momento que você vai encontrar um pouco de dificuldades com as suas tomadas Wi-Fi.
Usar uma tomada Wi-Fi é, basicamente, automatizar a energia e não, necessariamente, o eletrodoméstico. Ou seja, todas essas tomadas não conseguem ligar totalmente a TV, por exemplo. Elas estão basicamente enviando energia para a TV, e se ela entra no modo stand-by, você vai precisar ligá-la com o controle remoto depois.
Mas não tem um jeitinho de automatizar? Tem sim, com o suporte que mencionamos acima. Se a sua televisão não for compatível com Alexa ou Google Home, a tomada inteligente faz com que ela tenha essa compatibilidade, permitindo o controle automatizado. Você só vai precisar fazer algumas configurações para transpor os limites do stand-by, mas nada muito complicado.
Mas esse assunto é para um próximo texto. Agora que você já aprendeu o básico de como usar a tomada Wi-Fi, fala pra gente nos comentários se você se interessa por um conteúdo assim, mostrando como vencer os limites do stand-by. Vamos pedir para a nossa área técnica desenvolver, ok?
Em um mundo cada vez mais digital, a automação não é apenas uma tendência para…
Com a crescente tendência de trabalho remoto, criar um ambiente de home office eficiente e…
A automação residencial tem revolucionado a maneira como interagimos com nossos lares,e essa inovação também…
A Internet das Coisas (IoT) está se tornando uma ferramenta vital parapromover a sustentabilidade. Com…
A integração da Internet das Coisas (IoT) com a Inteligência Artificial (AI) está desencadeando uma…
A Internet das Coisas (IoT) tem sido um motor de transformação em diversos setores, e…