Usar a tomada inteligente Wi-Fi para automatizar a cozinha não é difícil – na verdade, é justamente essa facilidade que é o seu maior diferencial.
A automação residencial padrão, que passa nos circuitos elétricos e exige reformas, passa por um processo bem mais lento e caro. Se você só quer chegar em casa e ter café pronto, não compensa investir milhares de reais só para atingir esse objetivo.
Como a tomada inteligente Wi-Fi ainda é um produto novo no mercado, que está chegando agora no Brasil, muita gente acaba sem saber como automatizar a cozinha com ela. Hoje vamos todos descobrir juntos nesse texto. Podemos já começar?
O que é e pra que serve a tomada inteligente Wi-Fi?
Uma tomada inteligente Wi-Fi pode fazer muito mais pela casa do que só automatizar a cozinha. Na verdade, ela tem o poder de automatizar tudo o que você quiser.
Basicamente, a tomada inteligente conecta o soquete de energia ao seu smartphone. Com isso, você consegue controlar os aparelhos conectados nessa tomada usando apenas o telefone, e de onde estiver.
O funcionamento é simples: tudo por app próprio. É só você conectar a tomada, baixar o aplicativo e parear os dois. Processo que leva menos de um minuto.
E não estamos querendo falar que só o nosso produto é assim – apesar da RSMART ter sua tomada inteligente Wi-Fi própria, hoje em dia praticamente todos os modelos, de qualquer marca, funcionam desse jeito.
Automatizar a cozinha começa quando você liga as tomadas inteligentes em eletrodomésticos para torná-los mais práticos. Mas como? Continue lendo e saiba mais.
Como automatizar a cozinha com a tomada inteligente Wi-Fi?
Existem várias formas de automatizar a cozinha usando uma tomada Wi-Fi, já que existem vários eletrodomésticos e ela é compatível com todos.
Aqui nesse tópico vou mostrar alguns usos bem específicos. Você pode usá-los separadamente ou todos juntos, você que escolhe.
Vamos lá?
1 – Como automatizar a cafeteira?
Quem ama café não pode ficar de fora da automação residencial, especialmente porque a cafeteira é um dos ítens de cozinha mais fáceis de aplicar a tomada inteligente Wi-Fi.
A tomada funciona levando energia para o aparelho, que então precisa ser ligado manualmente. Porém, deixar aparelhos ligados na tomada o dia inteiro, além de consumir energia sem necessidade, também pode ser prejudicial caso ocorram surtos na rede.
Com a tomada inteligente, você pode configurar um horário para que tudo ligue. Vamos supor que você acorda às 7 da manhã. Você pode configurar a cafeteira para ligar às 6:50. Se ela não tiver stand-by, tudo o que você precisa fazer é levantar e seu café já vai estar pronto.
2 – Como automatizar a geladeira?
A geladeira também é bem fácil de automatizar usando a tomada inteligente, principalmente porque ela não funciona em stand-by.
Para fazer a automação, você pode determinar horários para o seu desligamento em um dia de limpeza, por exemplo. Você determina de antemão um horário de ligar e desligar, o que tira a necessidade de ficar arrastando o eletrodoméstico para desligar da tomada e elimina o risco de você esquecer de ligar após o término da limpeza.
3 – Como automatizar o filtro de água?
Em dias de calor, tudo o que você mais precisa é de uma boa água gelada. Mas em dias de frio, a gente acaba esquecendo o filtro na tomada e bebendo só água natural.
Com a tomada inteligente para automatizar a cozinha, você resolve esse problema da forma mais simples possível. Quer água gelada? Ligue o filtro pelo app – nem precisa digitar nada, você pode usar um comando de voz e pronto.
E a automação da cozinha vai até um pouco além: você pode configurar horários para que a água fique gelada. Faz calor à tarde mas frio à noite no inverno brasileiro, você pode definir que a água vai ficar gelada até as 18:00 horas, e depois, só natural.
Como automatizar a cozinha inteira de uma vez?
Esses são apenas três exemplos pensando nos eletrodomésticos mais comuns para automatizar a cozinha. Mas você pode fazer o que quiser com a tomada inteligente Wi-Fi.
A maior vantagem que ela oferece, porém, está em dois pontos: a configuração de horário e o comando por voz.
Vamos supor que você tem um microondas. Ele precisa ficar ligado na tomada o dia todo? Talvez você pode pensar que sim, pois ficar ligando e desligando o aparelho o dia inteiro é cansativo. Mas e se você pudesse simplesmente falar com ele, lá da sala ou do quarto?
Ou melhor ainda: e se você configurasse o horário de acordo com seus hábitos para, sempre que for usar, ele estar ligado, e sempre que não, desligado?
É esse o poder que a automação residencial oferece. E com as tomadas inteligentes Wi-Fi, isso fica ainda mais fácil e barato.
Até a próxima!