Desde a virada do século, no começo dos anos 2000, ouvimos que estamos vivendo a era digital. Já quase 20 anos depois, nos vemos cada vez mais imersos na tecnologia. A internet hoje é trabalho, facilidade, localização, informação, educação… São poucas as coisas que podemos fazer sem estar online. O que acontece então com quem não tem acesso a internet ou a tecnologias tão comuns do nosso dia a dia?
Entender a importância da acessibilidade digital em todos os âmbitos da nossa vida é compreender que, assim como um cadeirante precisa de um elevador em um prédio com escadas, os surdos precisam de acessibilidade em Língua de Sinais para navegar nos sites. Como a Libras (a Língua Brasileira de Sinais) é a primeira língua da comunidade surda, a maioria dos surdos não compreende o português e depende da tradução para Libras nos textos e vídeos para poder usar os sites. E assim funciona para as pessoas com deficiência física, intelectual, visual, etc. que também precisam de acessibilidade digital para usufruir da internet.
Pra que fique tudo bem explicadinho, a gente trouxe três razões para você pensar na acessibilidade digital com carinho e não ficar com dúvida alguma!
1. Empatia: entender o outro, mesmo sem viver o que ele vive
Acessibilidade digital tem haver com muita coisa, mas sem dúvida, a mais primordial delas é a empatia. A mesma empatia que você sente ao ver um velhinho entrando no ônibus e que te faz levantar do seu lugar e oferecê-lo a ele. É se colocar no lugar do outro pensando “E se fosse eu? E se eu tivesse 85 anos e tivesse que me segurar, em pé, em um ônibus em movimento?”. Quando a gente fala de uma internet mais acessível a gente está falando sobre empatia. Imagina como seria se você não pudesse ler nenhuma das notícias que você lê todo dia de manhã?
2. Levar sua mensagem a todos!
Tem muita gente que não tem acesso ou não compreende coisas na internet que são simples para a maioria de nós. A sua empresa ou o seu Blog hoje não conseguem alcançar mais de 10 milhões de pessoas – esse é o número de surdos hoje no Brasil. Você sabia que a maioria deles não compreende o português? Cerca de 80% dos surdos do mundo são analfabetos nas línguas escritas. Estamos falando de 5% da população brasileira, que você não consegue atingir com a sua mensagem. Isso porque não estamos contando as pessoas cegas que não possuem um leitor no computador ou pessoas com dislexia severa. Hoje, 25% da população brasileira possui algum tipo de deficiência.
Não apostar na acessibilidade digital é desperdiçar uma oportunidade enorme, como falamos nesse texto aqui!
3. Falar com quem ninguém fala!
No Brasil, pouquíssimos sites são acessíveis – só 1% do total. Isso faz com que as poucas organizações que se preocupam com a inclusão e investem e acessibilidade digital saiam na frente da maioria. Elas têm as portas abertas para mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência – um público enorme, com o qual quase ninguém se comunica. Já pensou como seria ter a atenção de tanta gente de uma vez só?
É isso que acontece quando você tem um site acessível. E o melhor é que a via é de mão dupla: as organizações ganham com tudo isso e as pessoas com deficiência podem interagir com elas, aproveitando tudo o que têm a oferecer! (:
Faz sentido, não é mesmo? Agora que você já sabe o tamanho da importância da acessibilidade digital para quem depende dela, é hora de colocar a mão na massa!
Fonte: Blog Hand Talk