Atualmente, muitos usuários utilizam assistentes de voz para tocar músicas, fazer ligações, ter acesso a agenda e diversas outras funcionalidades. O Google Assistente, além de todas estas possibilidades, permite que rotinas sejam programadas para utilizar comandos de voz criados pelos próprios usuários.
Com elas, os usuários podem fazer com que o assistente de voz realize diversas ações, como mostrar compromissos da agenda ou anotações, utilizando apenas um ou poucos comandos de voz. Assim, o usuário evita ter que usar vários comandos para ações diferentes, quando pode configurar apenas um para realizar todas.
Confira neste tutorial como configurar diversas rotinas para o Google Assistente. O procedimento foi realizado em um celular Android, mas poderá ser realizado em dispositivos iOS
Passo 1: abra o Google Assistente e arraste para cima para ter acesso a outras configurações. Se você não tiver o app do assistente de voz, pode baixá-lo diretamente da Play Store ou da App Store.
Passo 2: clique na sua foto, no canto superior direito, para acessar o menu de Configurações.
Passo 3: selecione a aba “Assistente”.
Passo 4: role a tela para baixo até encontrar a opção “Rotinas”.
Passo 5: você pode alterar alguma rotina já criada pelo Google, ou pode criar uma nova. Clique em “Adicionar uma rotina”.
Passo 6: clique em “Adicionar comandos” para criar um ou mais comandos de voz para esta rotina.
Passo 7: você pode criar um ou vários atalhos de voz para a mesma ação. Finalizado esta etapa, clique em “Ok” no canto superior direito para prosseguir.
Passo 8: caso queira, você pode definir hora e os dias que você poderá executar esta rotina. No item “O assistente vai”, clique em “Adicionar ação” para configurar quais itens esta rotina irá realizar.
Passo 9: insira comandos ou selecione a aba “Procurar ações frequentes”. Procure e marque quais itens você quer que esta rotina realize. Finalizada a escolha, clique em “Adicionar” no canto superior direito.
Passo 10: caso você queira, pode programar esta rotina para tocar uma música ou rádio. Finalizadas as edições desta rotina, clique em “Salvar” no canto superior direito.
Passo 11: esta rotina ficará na área “Personalizadas” e pode ser alterada a qualquer momento.
Passo 12: para ativar uma rotina, volte ao Google Assistente e fale ou digite o comando que você configurou. Espere as atividades serem ditas e exibidas na tela pelo assistente virtual.
Dica: se você quiser editar esta rotina, pode clicar no item “Personalizar a Rotina”.
Pronto! Agora você pode criar diversas rotinas no Google Assistente, configurando comandos de voz para que o assistente realize várias tarefas.
Fonte: Canaltech
Em um mundo cada vez mais digital, a automação não é apenas uma tendência para…
Com a crescente tendência de trabalho remoto, criar um ambiente de home office eficiente e…
A automação residencial tem revolucionado a maneira como interagimos com nossos lares,e essa inovação também…
A Internet das Coisas (IoT) está se tornando uma ferramenta vital parapromover a sustentabilidade. Com…
A integração da Internet das Coisas (IoT) com a Inteligência Artificial (AI) está desencadeando uma…
A Internet das Coisas (IoT) tem sido um motor de transformação em diversos setores, e…