Nada melhor do que começar o ano fazendo uma transformação na sua casa para melhorar o ambiente, deixando ele ainda mais confortável e prático para sua rotina.
Nesta publicação, vamos te dar algumas dicas para transformar qualquer lar em uma casa inteligente. Também vamos apontar alguns pontos importantes a serem avaliados antes de iniciar a transformação.
Antes de sair comprando qualquer dispositivo pela frente, e melhor decidir primeiro qual ecossistema funciona melhor para você. Existem três principais: Amazon Alexa, Google Nest e Apple Homekit. Se a sua casa é cheia de iPhones, iPads, e Macs, a escolha é obvia, mas se você tem Android, você vai preferir as plataformas Google Nest ou Amazon Alexa.
Google Nest: guiado pelo Google Assistente, a plataforma é indicada para usuários do Android. Em especial, o ecossistema usa bastante os comandos de voz para executar desde tarefas simples até as mais complexas, mas pode ser usado também por meio do aplicativo Google Home.
Amazon Alexa: oferecendo um portfólio amplo de produtos, a casa passa a ser controlada com o auxílio da assistente Alexa. Além de comandos de voz, a plataforma possui um app para gerenciar os itens conectados.
Apple HomeKit: direcionado para usuários da Maçã, o sistema tem menos opções de dispositivos compatíveis no Brasil. Contudo, as pessoas podem contar com a famosa assistente Siri para as tarefas diárias.
Praticamente todos os dispositivos smarthome requerem conexão Wi-Fi. O que você precisa saber é que existem dois tipos de frequências que mais utilizamos: 2.4GHz e 5GHz.
A maioria dos dispositivos inteligentes operam na frequência de 2.4GHz. Sendo assim, não é muito recomendado utilizar as redes de 5GHz, pois mesmo elas sendo mais rápidas, possuem menor estabilidade em longas distâncias.
Então tenha certeza de escolher um bom lugar para colocar o seu roteador e usar uma rede compatível. Caso você tenha um roteador básico que seu provedor de internet te enviou ou um modelo mais antigo, fazer um upgrade com um novo roteador com certeza vai te trazer mais benefícios.
Iluminação
Para a maioria das pessoas a iluminação costuma ser o meio de partida para ter uma casa inteligente. Pois, a Smart Lâmpada Wi-Fi funciona perfeitamente bem com ou sem uma assistente virtual e ainda e capaz de interagir com outros elementos inteligentes.
Aparelhos Eletrônicos
Automatizar os eletrônicos da sua casa não precisa ser tão difícil, e um dos dispositivos mais populares para solucionar isso é a Tomada Smart Wi-Fi. Com ela além de deixar o seu aparelho mais inteligente você ainda monitora o consumo de energia, o que pode te ajudar a economizar um pouco mais no final do mês.
Entretenimento
Existe uma infinidade de produtos relacionados a entretenimento e conforto que podem se conectar a uma casa inteligente. Grande parte dos novos aparelhos modernos são compatíveis com os principais ecossistemas do mercado.
Com o Controle Universal você controla qualquer tipo de aparelho que tenha infravermelho em sua casa, sendo ele compatível com o seu ecossistema ou não. Dessa forma, você não precisa ter que ficar procurando o controle de cada aparelho pela casa.
Como você pode ver, o objetivo de ter uma casa inteligente é de tornar a vida das pessoas ainda mais simples e eficiente, isso ocorre com o processo de automação que busca agilizar as suas tarefas diárias.
Agora que você viu essas dicas para começar a modernizar sua casa, não deixe de compartilhar com outras pessoas que também tem interesse em ter uma casa inteligente!
Fonte: Wired
Em um mundo cada vez mais digital, a automação não é apenas uma tendência para…
Com a crescente tendência de trabalho remoto, criar um ambiente de home office eficiente e…
A automação residencial tem revolucionado a maneira como interagimos com nossos lares,e essa inovação também…
A Internet das Coisas (IoT) está se tornando uma ferramenta vital parapromover a sustentabilidade. Com…
A integração da Internet das Coisas (IoT) com a Inteligência Artificial (AI) está desencadeando uma…
A Internet das Coisas (IoT) tem sido um motor de transformação em diversos setores, e…