A Masonite, empresa fabricante de portas, apresentou a primeira porta residencial inteligente durante a CES 2022, apontando um novo caminho para a indústria de construção de casas inteligentes. A ideia foi anunciada pela primeira vez durante a edição do evento de 2021, mas só agora foi possível ser demonstrada.
Em parceria com Ring e Yale, a M-Pwr Smart Door integra energia, luzes, sensores, campainha de vídeo e fechadura inteligente no sistema da porta. Sua instalação é conectada a rede elétrica e de Wi-Fi da casa e deve ser efetuada por profissionais. Ela ainda conta com um próprio hub inteligente que facilita as conexões e contém uma bateria de backup que dura até 24 horas em casos de queda de energia.
Com modelo premium em fibra de vidro, a porta possui uma variedade de estilos, cores e acabamentos disponíveis. Sua construção inteligente permite a substituição de todos os itens, além dos cabos de alimentação.
A opção permite que os recursos sejam atualizados sem a necessidade de trocar a porta inteira. A sua integração com a rede elétrica da casa ainda resolve o que antes era uma grande preocupação de fechaduras inteligentes: carregar as baterias.
A porta acompanha uma campainha Ring Video, que possui uma tecnologia de câmera de olho mágico, e uma fechadura inteligente Yale Assure Wi-Fi e Bluetooth. Além dos sensores de movimento PIR, sensor de estado da porta, que usa a matriz de sensores para identificar se a porta está aberta ou fechada, e iluminação LED ativada por movimento.
Dessa maneira, são necessários três aplicativos para utilizar a porta: o Ring, para a campainha; Yale, para a fechadura; e o aplicativo da Masonite para programar e controlar a iluminação LED e verificar o status da porta. O que vai contra a ideia de uma experiência integrada, mas pode trazer certa liberdade ao permitir que os componentes sejam substituídos.
Atualmente, a Masonite M-Pwr Smart Doors está disponível apenas para a construção de novas residências na Carolina do Norte e serão instaladas por uma empresa especializada. Este produto não foi projetado para casas inteligentes adaptadas ou no estilo “faça você mesmo”. Ainda assim, seu lançamento é considerado um passo importante para casas inteligentes totalmente integradas e construídas do zero.
Fonte: The Verge